MODELO SPIRE & PRÁTICAS DA HELO

Pensa num modelo perfeito para o bem estar e felicidade, como ele seria?Simples, prático, completo, efetivo e com sentido/significado. Pois bem, para mim o SPIRE é tudo isso!!! É surpreendente e quero te convidar a conhecer e se surpreender também. Se permitir experimentar e vivenciar um pouquinho a cada dia, ou tudo de uma vez, o quanto a sua intensidade, necessidade e vida permitir.

SPIRE é como um portal, um caminho que te leva à felicidade. E se pensar na felicidade como sendo uma luz branca linda e plena, o SPIRE seria como o arco-íris com as cores que formam a luz branca. Sabe quando passamos a luz branca por um prisma e ela se decompõem nas cores? Exatamente isso, quais seriam as cores, os componentes que juntos formam essa felicidade plena?

SPIRE é um acrônimo, ou seja, cada letra traz uma cor, um sentido e um convite muito claro para praticar. Imagino que já esteja curioso em saber, então vamos lá:

Além de compreender a potência que cada uma dessas esferas e cores traz, gostaria de aprofundar um pouco mais e trazer possibilidades para torná-las possíveis diariamente no seu viver e assim você perceber que pode sim cocriar sua realidade mais feliz a cada precioso momento.

 

As possibilidades de colocar em prática cada uma dessas esferas do SPIRE são inúmeras, e o modelo nos deixa esse convite de movimentá-las com ações que fazem sentido para cada um de nós, lembrando de equilibrar e dar atenção a todas, pois trata-se de gerar o nosso próprio bem estar e felicidade, e isso requer um trabalho ativo constante e diário. 

Nada como começar colocando atenção e realizando um pouco a cada dia.

Mas sabe qual é a minha melhor nova prática ultimamente? Quero compartilhar porque tem sido muito especial, energizante e um verdadeiro bálsamo em minha vida. Foi uma inspiração que veio durante meus estudos no CIPP (Certificação Internacional em Psicologia Positiva do Wholebeing Institute) sobre o SPIRE.

É o seguinte, pensei em transformar um hábito básico, num momento especial de auto-cuidado. O que eu mais queria e precisava para cuidar de mim era: sentir auto-valorização e amor próprio. Aí, me dei conta que tomar banho era uma oportunidade perfeita, pois é diário e adoro. A questão era: o que penso durante o banho? Aonde está a minha cabeça e os meus pensamentos? Então, comecei fazendo uma prática de mindfulness, observando com atenção plena no que eu penso enquanto tomo banho. Percebi que eram coisas aleatórias… as vezes pendências para resolver e aproveitava para planejar e organizar na minha cabeça, as vezes vinham pensamentos de coisas que não deram certo no dia ou últimos tempos, ou notícias do mundo, e ficava conectada com coisas mais negativas… Enfim, como dizem, a cabeça tem a tendência de estar sempre no passado ou no futuro. 

Aí, me dando conta do momento do banho e do quanto ele é gostoso pra mim, escolhi colocar a atenção no presente e curtir de olhos fechados a água caindo no meu corpo. Puder ampliar a percepção e sentir a temperatura e a força, sentir a espuma do sabonete e o seu perfume que eu adoro. Sorrindo, me senti feliz por me proporcionar aquele momento de consciência e carinho por mim. Cuidei no toque do como me ensa-boar e aproveitei para prestar ainda mais atenção nesse toque. Como um próximo passo nessa experiência, decidi colocar uma intenção: do quanto eu me amo e me valorizo, mereço esse momento de auto-cuidado por mim. Feliz, curti e agradeci ao final, por eu ter conseguido transformar essa pratica habitual em um momento especial pra mim.

Mas, eu não parei por aqui. Me permitam contar um pouco mais… No dia seguinte, antes de entrar no banho – como eu já sabia e estava consciente e presente – que seria um momento especial de amor por mim, me permiti evoluir e seguir transformando essa experiência, e escolhi uma música que gosto para ouvir, coloquei num bom volume e entrei no banho curtindo mais ainda. 

Tomar banho sorrindo é uma experiência linda que estou amando me dar de presente, e fazer esse exercício de amor próprio tem sido curador e nutritivo para a alma. Tenho feito isso já uns 15 dias, e é claro que um dia não é igual ao outro, mas tenho sido firme e disciplinada comigo mesma em manter essa prática e intenção, permitindo pequenas variações dia a dia, mas realizando como uma prática diária. Só em poder dizer isso já é maravilhoso, conseguir sustentar e realizar uma prática de amor por mim mesma por vários dias sem falhar nenhum, e seguir com o propósito de continuar fazendo, sem peso e nem cobrança, mas com leveza e muito amor é especial. Eu consegui! Simples, prático, com significado e efetivo! Me sinto feliz e quero fazer por muitos anos ainda, enquanto eu estiver viva me dar esse presente, com auto-compaixão lembrar de mim, oferecer para mim, esse cuidado que é completo: corpo, mente e espírito.

E você? O que vai escolher do SPIRE para praticar por você?

Se joga e viva uma vida cada vez mais inspirada e feliz!

Abraços apreciativos

Texto escrito por: Heloisa Gappmayerr Biscaia em 02 de maio de 2020