Investigação Apreciativa (IA) é uma abordagem positiva para a mudança que envolve a arte e a prática de fazer perguntas que reforcem a capacidade de um sistema de elevar o potencial positivo. 

Na Investigação Apreciativa acreditamos que em todo sistema, relação ou organização existe sempre alguma coisa que funciona bem, o seu melhor, e que isto pode ser expandido. 

Enquanto a maioria das abordagens para a mudança organizacional e desenvolvimento humano são fundamentadas na ideia de que nós temos que começar com a pergunta sobre o que está errado, o que está faltando, o que precisa ser arrumado e consertado, a Investigação Apreciativa nos convida a usar uma abordagem diferente, a começar com perguntas generativas para conversar sobre o que está funcionando em um sistema e que nós queremos expandir e fazer crescer. 

Precisamos ter sempre em mente as palavras que compõem a metodologia: Apreciar e Investigar. Assim, sempre estaremos usando a Apreciação para Investigar melhor.

Esse é o coração do processo! Realmente investigar e perceber o poder das perguntas generativas que fazemos em nossas organizações e relações, sobre o que nós mais queremos ver e viver. 

A palavra apreciar nos convida a olhar para o que tem de bom, reconhecer o positivo, traz também a ideia de que as coisas em que colocamos foco, crescem, aumentam em valor. 

Então, que tal começar a fazer questionamentos e perguntar sobre os temas que nós queremos que cresçam em valor?

As perguntas realmente focam a nossa atenção sobre o que valorizamos e vamos prestar atenção.

Alguns exemplos de como aplicar perguntas baseadas na Investigação Apreciativa na prática:

  • Quando você se sente escutado e valorizado em sua organização?

  • Quando a sua comunicação tem sido mais efetiva?

  • Como fizeram para conquistar os objetivos e resultados juntos?

  • Quais foram as razões, os métodos, estratégias, por trás de alguma coisa que tornou-se tão excelente?

  • Quais os aprendizados que tivemos com cada processo?

  • O que admiramos nas nossas relações?

Perceba, não só essas perguntas nos erguem e nos trazem respostas que nós realmente queremos descobrir, mas elas também ajudam na verdade a aumentar a moral, porque nós focamos a atenção das pessoas naquilo que queremos mais, ao invés de, o que nós queremos menos, na falta e no problema.

Na Apreciarte acreditamos que investigar o sucesso merece atenção, o foco no que funciona, porque queremos repeti-lo, ter mais disso acontecendo no mundo, na organização, nas relações, ao invés dos erros e fracassos. 

A lógica é: se nós sabemos o que fizemos para dar certo, nós podemos fazer mais disso no futuro. Então, realmente precisamos começar a tratar o sucesso como uma coisa que é tão digna de ser estudada como o problema e a falha.

A Investigação Apreciativa é uma filosofia – um caminho para abordar a mudança – enraizada na premissa que investigar é realmente importante e nós devemos focar em aumentar o que nós mais queremos em nossos sistemas, relações e organizações. 

Posts recentes